Proactive popular resistance: in times of frame of reference and disputes for another education

Authors

  • Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba / Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica. https://orcid.org/0000-0002-7327-8375
  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica. https://orcid.org/0000-0002-2690-4177

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16054

Keywords:

Popular Education, Neoconservatism, Popular Proactive Resistance

Abstract

This text aims to contribute to the popular proactive resistance reflection in the neoconservative and neoliberal public education policies confrontation, evidencing principles, guidelines, concepts, and experiences in the field of emancipatory education. In this way, it analyzes the document published in 2014: "Popular Education Reference Framework for Public Policies", showing elements and contradictions that reveal options regarding the elaboration of educational policies, developed in historical periods that preceded the 2018 presidential election. Using the contributions of Dussel (1986, 1997, 2007) and Freire (1996, 2000, 2005, 2011), recent events and the possibilities of utopian education are taken up, to understand and announce oppositions to education for the subordination of the popular classes as a public education policy and the strengthening of the trade knowledge agenda and negligence of the public, secular, free and social nature of public educational institutions, according to the polls that refer to the election of the president of Brazil for the period from 2019 to 2022.

 

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Author Biographies

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba / Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica.

Possui graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba (1976), especialização em Filosofia e Pesquisa em Educação, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005).Diretora da extensão da UFU, no período de 2001 a 2008. Professora da Educação Básica - 1987 a 2009, Professora de cursos de graduação 2011 a 2017. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE, íider do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP- e Secretária de Educação do Município de Uberlândia (2013-2016). Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Políticas públicas, com ênfase em Psicologia e educação escolar, educação e inclusão social, Gestão e produção de resultados educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e educação; Formação docente e Práticas pedagógicas; Metodologias participativas de trabalho pedagógico, Dificuldades de Aprendizagem; Resultados educacionais, qualidade social da educação e inclusão escolar e social; Educação Popular; gênero e educação; gênero e violência intrafamiliar.

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNIUBE-Uberaba) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica (PPGEB-UNIUBE-Uberlândia). Líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Segundo líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP), vinculado ao PPGEB/UNIUBE-Uberlândia). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE), vinculado ao PPGE/UFSCar. Membro da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPED. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando nos seguintes temas: processos educativos em práticas sociais, educação ambiental, educação popular, extensão popular e formação de educadoras/es.

Published

2022-03-21

How to Cite

Novais, G. S., & Souza, T. Z. de. (2022). Proactive popular resistance: in times of frame of reference and disputes for another education. Reflexão E Ação, 30(1), 38-56. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16054

Issue

Section

Artigos do Fluxo