Resistencia propositiva popular: en tiempos de marco de referencia y disputas por otra educación

Autores/as

  • Gercina Santana Novais Universidade de Uberaba / Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica. https://orcid.org/0000-0002-7327-8375
  • Tiago Zanquêta de Souza Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica. https://orcid.org/0000-0002-2690-4177

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16054

Palabras clave:

Educación Popular, Resistencia Propositiva Popular, Neoconservadorismo

Resumen

Este texto tiene como objetivo contribuir a la reflexión sobre la resistencia propositiva popular en el enfrentamiento de las políticas públicas de educación neoconservadoras, y neoliberales, evidenciando principios, directrices, conceptos, y experiencias del campo de la educación emancipadora. De esa forma, analiza el documento publicado en el año 2014: "Marco de Referencia de Educación Popular para las Políticas Públicas", evidenciando elementos y contradicciones que revelan opciones relativas a la elaboración de políticas educacionales, desarrolladas en períodos históricos que antecedieron a la elección presidencial del 2018. Valiéndose de las contribuciones de Dussel (1986, 1997, 2007) y de Freire (1996, 2000, 2005, 2011), se retoman acontecimientos recientes y las posibilidades de educación utópica, para comprender y anunciar contraposiciones a la educación para la subordinación de las clases populares como política pública de educación y al fortalecimiento de la agenda de mercantilización del conocimiento y abandono del carácter público, laico, gratuito y social de las instituciones públicas de enseñanza, de acuerdo al resultado de las urnas que se refieren a la elección del presidente de Brasil para el periodo del 2019 a 2022.

 

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Biografía del autor/a

Gercina Santana Novais, Universidade de Uberaba / Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica.

Possui graduação e Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1982), graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituiutaba (1976), especialização em Filosofia e Pesquisa em Educação, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2005).Diretora da extensão da UFU, no período de 2001 a 2008. Professora da Educação Básica - 1987 a 2009, Professora de cursos de graduação 2011 a 2017. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, professora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba - UNIUBE, íider do Grupo de Pesquisa Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas- FORDAPP- e Secretária de Educação do Município de Uberlândia (2013-2016). Tem experiência nas áreas de Educação, Psicologia e Políticas públicas, com ênfase em Psicologia e educação escolar, educação e inclusão social, Gestão e produção de resultados educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo e educação; Formação docente e Práticas pedagógicas; Metodologias participativas de trabalho pedagógico, Dificuldades de Aprendizagem; Resultados educacionais, qualidade social da educação e inclusão escolar e social; Educação Popular; gênero e educação; gênero e violência intrafamiliar.

Tiago Zanquêta de Souza, Universidade de Uberaba / Programa de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Programa de Mestrado Profissional: formação docente para a Educação Básica.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba - Uniube (2012). Especialista em Docência do Ensino Superior (2008) e Especialista em Gestão Ambiental (2009), pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ. Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade de Uberaba - Uniube (2006). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UNIUBE-Uberaba) e professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Formação Docente para a Educação Básica (PPGEB-UNIUBE-Uberlândia). Líder do Grupo de Estudos Educação na Diversidade para a Cidadania (GEEDiCi), vinculado ao PPGE/Uniube-Uberaba. Segundo líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente, Direito de Aprender e Práticas Pedagógicas (FORDAPP), vinculado ao PPGEB/UNIUBE-Uberlândia). Membro do Grupo de Pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (PSPE), vinculado ao PPGE/UFSCar. Membro da REDECENTRO - Rede de pesquisadores sobre professores(as) da Região Centro-Oeste/Brasil. Parecerista Ad - Hoc do GT 6 - Educação Popular/ANPED. Tem experiência como professor no Ensino Fundamental, do primeiro ao nono ano, no Ensino Médio, Técnico e Superior. Tem pesquisas na área de Educação, atuando nos seguintes temas: processos educativos em práticas sociais, educação ambiental, educação popular, extensão popular e formação de educadoras/es.

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Publicado

2022-03-21

Cómo citar

Novais, G. S., & Souza, T. Z. de. (2022). Resistencia propositiva popular: en tiempos de marco de referencia y disputas por otra educación. Reflexão E Ação, 30(1), 38-56. https://doi.org/10.17058/rea.v30i1.16054

Número

Sección

Artigos do Fluxo