Fake News: produção colaborativa de vídeo no contexto da cibercultura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16887

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, Vídeo, Fake News, Produção colaborativa, Educação e cibercultura.

Resumo

No contexto dos estudos da cibercultura, com a crescente valorização de produção colaborativa de conteúdos digitais, o objetivo do artigo foi analisar os processos e a produção colaborativa de vídeo em sala de aula sobre o tema Fake News. O método usado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. Para a análise dos dados usamos a análise de conteúdo. Resultados indicam que o processo de criação do vídeo contribuiu de forma positiva para o incentivo à pesquisa e à seleção e verificação de informações na internet. O estudo concluiu que a criação de recurso digital dentro do ambiente escolar favoreceu a construção colaborativa e a troca de experiências. O tema estudado incentivou os estudantes na identificação de notícias falsas e a compreensão sobre a nossa responsabilidade como interagentes na rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jessica Chagas Oliveira, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutoranda em Educação - UFBA Mestre em Educação - UFBA

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Pós-Doutorado em Educação pela UFRGS. Doutor em Educação pela UNICAMP. Professor na Graduação e Póa-Graduação em Educação na Universidade Federal da Bahia - UFBA Bolsista em produtividade em pesquisa do CNPq - PQ2

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

Oliveira, J. C., & Couto, E. S. (2022). Fake News: produção colaborativa de vídeo no contexto da cibercultura. Reflexão E Ação, 30(2), 114-128. https://doi.org/10.17058/rea.v30i2.16887

Edição

Seção

Artigos do Fluxo