CRIANÇAS FAZENDO MUSICALIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS BRINQUEDOS EM PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER

Autores

  • Ilza Zenker Leme Joly
  • Aline Sommerhalder
  • Camila Marques dos Santos
  • Camila Tanure Duarte

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5817

Palavras-chave:

Brinquedos, Educação Musical, Ensinar e Aprender, Primeira Infância, Arte

Resumo

Esse artigo é resultado de uma pesquisa concluída que objetivou identificar como o brinquedo pode afetar o processo de ensino e de aprendizagem de crianças em práticas sociais de musicalização. Realizou-se observação participante em dois grupos de musicalização com crianças entre 2 e 3 anos, com registro em diário de campo. Os resultados mostraram que o processo de musicalização foi enriquecido de forma significativa pelas práticas pedagógicas com brinquedos. Chocalhos, lenços, cavalos de pau, bichos de pelúcia, fantoches, bonecas de pano, livros de histórias infantis incentivaram a participação das crianças em cantos e danças, ampliaram as relações entre crianças e seus pares e crianças e adultos. Funcionaram como suportes lúdicos colaboradores na acolhida, convivência e fazeres musicais, na ampliação das interações e fortalecimento de vínculos afetivos, sobretudo na promoção de momentos mais prazerosos nas práticas de educação musical com crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Joly, I. Z. L., Sommerhalder, A., Santos, C. M. dos, & Duarte, C. T. (2016). CRIANÇAS FAZENDO MUSICALIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DOS BRINQUEDOS EM PROCESSOS DE ENSINAR E DE APRENDER. Reflexão E Ação, 24(2), 239-260. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.5817

Edição

Seção

Artigos