BREAKING THE AMARRAS OF SILENCE AND DOCTRINE: FREIREAN THINKING AS ANTIDOTE TO CURRICULAR COLONIZATION

Authors

  • José Heleno Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alexandre Fernando da Silva Universidade de Franca http://orcid.org/0000-0003-2408-263X
  • Carlos Alexandre Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8970

Keywords:

Paulo Freire, Culture of silence, Freedom, Curriculum, Provisional Measure 756/2016.

Abstract

Education is a political act and as such it is product that reflects social and historical interactions. Brazil has undergone several transformations throughout its history that culminated in the advances achieved in the last decades, although it is still necessary to overcome major challenges. The curricular question is the result of the political and pedagogical interaction in which educational institutions and their agents mirror their worldview. In this work, after a brief historical perspective of the Brazilian education, it is sought to evaluate the current context in the educational field, taking as object for this analysis the proposal of the High School Reform, presented by the federal government by the Provisional Measure 746/2016, which is done in the light of Freirean thought.

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Author Biographies

José Heleno Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Filosofia (Licenciatura) pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa FUNEDI/UEMG (1986), com especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG) e Metodologia do Ensino de História (FUENDI/UEMG) e mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Docente na Educação Básica, atuando na área de Ciências Humanas, na Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis e no ensino superior, atuando como professor de Filosofia, Política Educacional e Metodologia Científica na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Divinópolis. Possui experiência na gestão educacional, tendo assumido a presidência do Conselho Municipal de Educação de Divinópolis entre os anos 2009 e 2013. Pesquisador junto ao Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (UEMG - Unidade Divinópolis), desenvolvendo trabalhos na área da memória e das políticas públicas. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inclusão, formação de professores, memória, políticas públicas e educação pública.

Alexandre Fernando da Silva, Universidade de Franca

Doutorando e Mestre em Ciências - Universidade de Franca. Licenciado em Química - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis

Carlos Alexandre Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

É Graduado em química, mestre em biotecnologia e doutor em Ciências. É docente no Centro Universitário UNA nos cursos de Farmácia e Biomedicina, lecionando Química Analítica, Físico Química e Química Geral. Na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis é coordenador do curso de química e professor das disciplinas: química ambiental e química analítica. Presta assessoria técnica nas áreas de tratamento de efluentes, controle de qualidade em processos de fabricação de alimentos e análises ambientais. Tem experiência em ensaios físico químicos de água e poluentes atmosféricos, controle de qualidade em fármacos e cosméticos e em auditorias para certificação de laboratórios. Possui publicações de trabalhos de pesquisa e/ou extensão nas áreas ambientais, controle de qualidade em medicamentos, ensino de ciências e química e aplicações de materiais quimicamente modificados para tratamento de águas residuárias.

Published

2018-04-27

How to Cite

Ferreira, J. H., da Silva, A. F., & Vieira, C. A. (2018). BREAKING THE AMARRAS OF SILENCE AND DOCTRINE: FREIREAN THINKING AS ANTIDOTE TO CURRICULAR COLONIZATION. Reflexão E Ação, 26(1), 53-65. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8970