ROMPER LAS CADENAS SILENCIO Y ADOCTRINAMIENTO: EL PENSAMIENTO DE FREIRE COMO ANTÍDOTO CONTRA LA SOLUCIÓN DE PLAN DE ESTUDIOS

Autores/as

  • José Heleno Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Alexandre Fernando da Silva Universidade de Franca http://orcid.org/0000-0003-2408-263X
  • Carlos Alexandre Vieira Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8970

Palabras clave:

Paulo Freire, Cultura del silencio, La libertad, Plan de estúdios, Medida Provisional 756/2016.

Resumen

La educación es un acto político y, como tal, entendida como un producto que refleja interacciones históricas y sociales. Brasil ha sido objeto de varias transformaciones a lo largo de su historia, estos cambios culminaron con los avances realizados en las últimas décadas, a pesar de que el país aún necesite superar grandes retos. La cuestión curricular es resultado de la interacción política y pedagógica en la que instituciones educativas y sus agentes reflejan su visión del mundo. Después de una breve perspectiva histórica de la educación brasileña, objetivase en este artículo, hacer una evaluación del contexto actual en el campo educativo a la luz del pensamiento de Freire tomando por objeto de análisis la propuesta de reforma escolar presentada por el Gobierno Federal a través de la Medida Provisional 746/2016.

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Biografía del autor/a

José Heleno Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Filosofia (Licenciatura) pelo Instituto de Ensino Superior e Pesquisa FUNEDI/UEMG (1986), com especialização em Filosofia Contemporânea (PUC-MG) e Metodologia do Ensino de História (FUENDI/UEMG) e mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Docente na Educação Básica, atuando na área de Ciências Humanas, na Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis e no ensino superior, atuando como professor de Filosofia, Política Educacional e Metodologia Científica na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG - Unidade Divinópolis. Possui experiência na gestão educacional, tendo assumido a presidência do Conselho Municipal de Educação de Divinópolis entre os anos 2009 e 2013. Pesquisador junto ao Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (UEMG - Unidade Divinópolis), desenvolvendo trabalhos na área da memória e das políticas públicas. Experiência na área de Filosofia, com ênfase em FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, inclusão, formação de professores, memória, políticas públicas e educação pública.

Alexandre Fernando da Silva, Universidade de Franca

Doutorando e Mestre em Ciências - Universidade de Franca. Licenciado em Química - Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Divinópolis

Carlos Alexandre Vieira, Universidade do Estado de Minas Gerais

É Graduado em química, mestre em biotecnologia e doutor em Ciências. É docente no Centro Universitário UNA nos cursos de Farmácia e Biomedicina, lecionando Química Analítica, Físico Química e Química Geral. Na Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade de Divinópolis é coordenador do curso de química e professor das disciplinas: química ambiental e química analítica. Presta assessoria técnica nas áreas de tratamento de efluentes, controle de qualidade em processos de fabricação de alimentos e análises ambientais. Tem experiência em ensaios físico químicos de água e poluentes atmosféricos, controle de qualidade em fármacos e cosméticos e em auditorias para certificação de laboratórios. Possui publicações de trabalhos de pesquisa e/ou extensão nas áreas ambientais, controle de qualidade em medicamentos, ensino de ciências e química e aplicações de materiais quimicamente modificados para tratamento de águas residuárias.

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Publicado

2018-04-27

Cómo citar

Ferreira, J. H., da Silva, A. F., & Vieira, C. A. (2018). ROMPER LAS CADENAS SILENCIO Y ADOCTRINAMIENTO: EL PENSAMIENTO DE FREIRE COMO ANTÍDOTO CONTRA LA SOLUCIÓN DE PLAN DE ESTUDIOS. Reflexão E Ação, 26(1), 53-65. https://doi.org/10.17058/rea.v26i1.8970