FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v17i2.1091Resumen
Neste trabalho serão discutidas políticas públicas a partir de uma breve elucidação do conceito deste campo de investigação e seus desdobramentos para, em seguida, proceder ao exercício de tentativa de análise de políticas públicas no campo específico da formação de professores. Sendo o foco de análise desta proposta, delimitar o campo de estudo em políticas públicas a uma área específica, optamos por analisar o Programa Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, instituída pela Portaria Ministerial n. 1403/2003, que estabelece o Sistema Nacional de Certificação e Formação Continuada dos Professores. Inicialmente, buscamos uma breve conceituação da área de políticas; na sequência, propomos uma reflexão sobre avanços e retrocessos dos movimentos dos trabalhadores em educação, na luta pela formação de qualidade dos professores, problematizando algumas categorias recorrentes nos discursos, tanto acadêmicas quanto no cotidiano das escolas, configurando-se como questões-chave na discussão do programa. A seguir, situamos o programa numa perspectiva histórica até a situação atual, elucidando os atores envolvidos e sua possibilidade de intervenção na arena política e na arena da política, sob a abordagem do ciclo de políticas. Por fim, apontamos alternativas viáveis de análise do programa em sua fase atual de implementação. Palavras chave: políticas públicas; formação continuada de professores; ciclo de políticasDescargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.