SÃO COSME E DAMIÃO, CARNAVAL E SEMANA DA CRIANÇA: OLHARES E VOZES DAS CRIANÇAS EM REGISTROS FOTOGRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1511Resumen
Nesse artigo apresentamos uma pesquisa com crianças que focalizou a participação infantil em festas populares e datas comemorativas. Analisamos os olhares e vozes das crianças acerca das festas de São Cosme e São Damião, Carnaval e Semana da Criança. No estudo da problemática dialogamos com a sociologia da infância e com outras áreas das ciências humanas.. O material empírico constituiu-se de anotações em diários de campo, entrevistas e fotografias produzidas pelas crianças. A análise com base nas fotografias e nos comentários das crianças possibilitou selecionar as principais categorias que denominamos “composições fotográficas das crianças”. São elas: as ações e comportamentos dos adultos nas festas e na pesquisa, ações que envolvem consumo, diversão, brinquedos e brincadeiras e a participação das crianças nas festas e na pesquisa. As fotografias e vozes das crianças expressam as diferenças de suas histórias pessoais, das suas culturas e experiências e relações com seus contextos. Percebemos o quanto sua participação nas festas foi facilitada ou inibida pelas condições econômicas e sociais, pelas ideologias, pelo nível de desenvolvimento social e o bem-estar delas próprias e de seus familiares. Palavras-chave: Crianças, infância, festas, composições fotográficas;Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
El envío de originales a este periódico implica la transferencia, por parte de los(las) autores/as, de los derechos de publicación impresa y digital. Los derechos de autor para los artículos publicados son del(la) autor/a, con derechos del periódico sobre la primera publicación. Los(las) autores/as solo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente este periódico como medio de publicación original. En virtud de ser un periódico de acceso abierto, se permite el uso gratuito de los artículos en aplicaciones educacionales y científicas siempre y cuando se cite la fuente conforme la licencia CC-BY de Creative Commons. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.