O LUGAR DA CRIANÇA NA PESQUISA SOBRE A INFÂNCIA: ALGUNS POSICIONAMENTOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores/as

  • Suely Amaral de Mello

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1525

Resumen

Ao defender a necessidade da voz das crianças nas pesquisas sobre a infância, busco, neste artigo, um argumento essencial da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento humano: a compreensão de que ao se relacionar com a cultura, a criança atribui um sentido pessoal ao que conhece. Esse sentido conforma a concepção com a qual a criança, a partir daí, se dirige à cultura para novas apropriações e aprendizados que são promotores do desenvolvimento de sua consciência em processo de formação. Em outras palavras, esse sentido produzido pela criança condiciona seus processos de aprendizagem. Desse ponto de vista, parece fundamental que a pesquisa sobre a criança pequena contemple sua participação também como informante e não apenas como objeto desse processo. Palavras-chave: Abordagem histórico-cultural; concepção de criança; pesquisa com criança pequena.

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Publicado

2010-07-05

Cómo citar

de Mello, S. A. (2010). O LUGAR DA CRIANÇA NA PESQUISA SOBRE A INFÂNCIA: ALGUNS POSICIONAMENTOS NA PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Reflexão E Ação, 18(2), 183-197. https://doi.org/10.17058/rea.v18i2.1525