A DINÂMICA DO PODER NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Ana Rita Kraemer da Fontoura
  • Ana Maria Colling

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2223

Palabras clave:

disciplina, relações de poder, saber, currículo

Resumen

O poder é uma prática social constituída historicamente, presente em toda a sociedade, inclusive na escola, onde as relações de poder estão presentes no dia-a-dia de educadores e educandos. O presente artigo aborda as relações entre poder e saber no espaço escolar, buscando compreender como se processam essas relações e de que forma se manifestam no currículo escolar. Lançando um olhar crítico sobre esse espaço tão multifacetado que é a escola, procura-se fazer um resgate teórico baseado, principalmente, nas concepções de poder nas perspectivas de Foucault e Nietzsche, analisando a dinâmica dessas relações no espaço escolar, através de uma leitura desconstrutora da história da instituição escolar. Por fim, propõe-se interrogar os sistemas de pensamento instalados nesses espaços escolares, buscando discutir a reconstrução de novas relações, mais democráticas, descentradas e híbridas de currículo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

##submission.downloads##

Publicado

2012-07-13

Cómo citar

Kraemer da Fontoura, A. R., & Colling, A. M. (2012). A DINÂMICA DO PODER NO COTIDIANO ESCOLAR. Reflexão E Ação, 20(1), 175-191. https://doi.org/10.17058/rea.v20i1.2223

Número

Sección

Artigos Temáticos