GÊNEROS TEXTUAIS E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Autores

  • Cidinéia da Costa Luvison
  • Regina Célia Grando

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3035

Palavras-chave:

gêneros textuais, leitura e escrita, jogos, anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O artigo se refere a uma pesquisa que buscou investigar como os conhecimentos matemáticos — explorados em um contexto de leitura e produção escrita em situações de jogo, na perspectiva da resolução de problemas — são mobilizados e (re)significados por alunos de um 5º. ano do Ensino Fundamental. Em um ambiente de leitura, escrita e resolução de problemas de jogo, os alunos apropriam-se da linguagem e dos conceitos matemáticos, quando elucidados através de um contexto de investigações, em que a inferência, o dialogismo e a relação leitor-autor ajudam a constituir e a desenvolver cada sujeito que, enquanto escreve, lê e comunica, (re)significa o conhecimento matemático.

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

Luvison, C. da C., & Grando, R. C. (2012). GÊNEROS TEXTUAIS E A MATEMÁTICA: UMA ARTICULAÇÃO POSSÍVEL NO CONTEXTO DA SALA DE AULA. Reflexão E Ação, 20(2), 154-185. https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3035