DE PROJETOS DE ENSINO A PESQUISA: PRÁTICAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA NO/DO CAMPO

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago
  • Josenilde Nogueira Paniago
  • Sandra Mara Lemos de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5097

Palavras-chave:

Prática de Ensino no Campo, Projeto de Ensino, Pesquisa, Vida no Campo

Resumo

Este estudo trata de uma investigação realizada com professores de uma escola da rede pública, localizada no campo, município de Água Boa, Mato Grosso, com a intenção de buscar novas alternativas para a prática de ensino na escola, por meio da realização colaborativa de projetos e pesquisa como alternativa pedagógica. De abordagem qualitativa, a investigação desenvolveu-se por meio do estudo de referenciais que discutem a pesquisa na formação e prática docente, Educação no/do Campo e da realização de projetos de ensino e pesquisas com e pelos professores. O trabalho possibilitou estreitar as relações entre a escola e a comunidade, articular os conhecimentos teóricos estudados na escola e a vida dos alunos do campo, apontando a necessidade da formação teórico-metodológica com envolvimento coletivo dos docentes e políticas públicas que favoreçam o surgimento de condições para novas práticas de ensino na escola no/do campo pelo viés da pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago

Doutoranda em Educação Universidade do Minho, Portugal. Professora no Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde Goiás. Faz parte do grupo de pesquisa de pesquisa Educação do IF Goiano e Investigação da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas nas áreas de Educação do Campo, formação de Professores e Ensino de Ciências.

Josenilde Nogueira Paniago

Doutoranda em Educação Universidade do Minho, Portugal. Professora no Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde Goiás. Faz parte do grupo de pesquisa de pesquisa Educação do IF Goiano e Investigação da Universidade Federal de Mato Grosso, com pesquisas na áreas de Educação do Campo, formação de Professores e Ensino de Ciências.

Sandra Mara Lemos de Oliveira

Mestranda em Educação para o Ensino de Ciência e Matemática pelo Instituto Federal de Goiás. Professora no Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde Goiás

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Paniago, R. N., Paniago, J. N., & Lemos de Oliveira, S. M. (2014). DE PROJETOS DE ENSINO A PESQUISA: PRÁTICAS VIVENCIADAS EM UMA ESCOLA NO/DO CAMPO. Reflexão E Ação, 22(2), 170-194. https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.5097