APRENDER/ENSINAR FILOSOFIA EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Autores/as

  • Fátima Sá Correia
  • Orquídea Coelho

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6466

Palabras clave:

Língua Gestual Portuguesa, Filosofia, Tradução

Resumen

Admitindo que “la philosophie trouve son élément dans la langue dite naturelle” (DERRIDA, 1988, p. 36) e defendendo uma visão linguístico-cultural da surdez, as aulas de Filosofia em contexto de surdez colocam problemas específicos. A tradução de conceitos filosóficos para língua gestual apresenta dificuldades particulares devido às caraterísticas das duas línguas (língua vocal e língua gestual/língua de sinais). Além disso, nem todos os conceitos filosóficos possuem gesto standard em língua gestual portuguesa. Dado o compromisso teórico e o imperativo legal (legislação portuguesa) de as aulas de Filosofia ocorrerem em língua gestual portuguesa, procurou-se perceber de que modo esta língua resolve o problema da ausência de gesto. Nesse sentido, solicitou-se a um grupo de docentes surdas/os de língua gestual portuguesa que explicassem textos filosóficos nos quais estão presentes alguns desses conceitos e analisaram-se essas produções gestuais com o intuito de extrair resultados elucidativos.

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Biografía del autor/a

Fátima Sá Correia

Doutoranda em Ciências da Educação, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal). Endereço: Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal. Endereço Eletrônico: pdce10014@fpce.up.pt.

Orquídea Coelho

CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto (Porto/Portugal). Endereço: Rua Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal. Endereço Eletrônico: orquidea@fpce.up.pt.

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Publicado

2015-12-08

Cómo citar

Correia, F. S., & Coelho, O. (2015). APRENDER/ENSINAR FILOSOFIA EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA. Reflexão E Ação, 23(3), 193-217. https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6466

Número

Sección

Educação de surdos: políticas e práticas