A DOCÊNCIA COMO MATRIZ DE EXPERIÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DO/A PROFESSOR/A EM UMA SOCIEDADE INCLUSIVA

Autores

  • Sandra de Oliveira Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha; Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
  • Viviane Inês Weschenfelder Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11754

Palavras-chave:

Docência, Matriz de experiência, Sociedade inclusiva, Formação de professores.

Resumo

Ao compreender a docência como uma matriz de experiência, esquema teórico criado por Michel Foucault, este artigo problematiza os modos de constituir-se professor/a em uma sociedade inclusiva. A partir das investigações desenvolvidas no interior de dois grupos de pesquisa, o argumento central é de que os três eixos que compõem a matriz de experiência (saber-poder-ética) são importantes para compreendermos a constituição da docência contemporânea e os processos de subjetivação do sujeito professor. A análise de narrativas de estudantes de Pedagogia evidencia a constituição de uma docência virtuosa, colocada em operação através das técnicas do comprometimento, da tática e da intervenção. Essa docência é, em grande parte, mobilizada pelo imperativo da inclusão, indicando novos modos de tornar-se professor/a na Contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra de Oliveira, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha; Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha: Técnica em Educação; UNISINOS = docente da especialização em Educação Inclusiva

Viviane Inês Weschenfelder, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda do PPG em Educação da Unisinos; Bolsista Capes

Downloads

Publicado

2018-11-22

Como Citar

Oliveira, S. de, & Weschenfelder, V. I. (2018). A DOCÊNCIA COMO MATRIZ DE EXPERIÊNCIA E A CONSTITUIÇÃO DO/A PROFESSOR/A EM UMA SOCIEDADE INCLUSIVA. Reflexão E Ação, 26(3), 52-67. https://doi.org/10.17058/rea.v26i3.11754

Edição

Seção

Dossiê Temático: 10anos PPGEDU UNISC