Docente do Departamento de Ciências, Humanidades e Educação e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, onde integra a linha de pesquisa Educação, Trabalho e Emancipação, sendo líder do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação - CNPq. É pesquisador colaborador na rede nacional Ensino Médio em Pesquisa (EM-pesquisa) em projeto sobre o novo Ensino Médio. É integrante do Observatório do Ensino Médio do RS e do Observatório do Ensino Médio (UFPR). Doutor em História pela Unisinos, com estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris/França (bolsa PDSE/CAPES), é mestre em Educação pela PUC-RS, universidade onde realizou pós-doutoramento sob supervisão do prof. Dr. Marcos Villela Pereira, com pesquisa relativa aos Seminários Integrados do Ensino Médio Politécnico no RS. Atualmente, realiza o segundo estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Políticas Educacionais, sob supervisão da profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva, com pesquisa sobre a recontextualização do Novo Ensino Médio no RS. Tem experiência de pesquisa e ensino nos seguintes temas e eixos: Estado, Políticas e Educação; Currículo e Ensino Médio; Educação e Memória Social; Memória e Patrimônio Cultural; Pesquisa biográfica e (auto)biográfica; história da alimentação; História do Brasil República; História e memórias da Educação no Brasil; Educação em regimes de clandestinidade; Clandestinidade e Culturas Políticas.
Doutor em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e graduado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou estágio doutoral no Institute Interdisciplinary Internet (IN3) da Universitat Oberta da Catalunya (UOC, Barcelona). Docente e coordenador dos cursos de Comunicação Social e Fotografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Também é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Programa de Pós-graduação em Administração e docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISC. Foi coordenador do GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom nos anos de 2020 e 2021. Pesquisa a mediação tecnológica em plataformas online, principalmente nos debates sobre economia da atenção, governamentalidade, produção de sujeitos e educação.
e-ISSN
1982-9949
Qualis Referência CAPES - 2017-2022
Educação - A3
Google Scholar
Índice H: 22
Índice H5: 7
Indexada
Diretórios
1. DOAJ
2. Diadorim9
3. Crossref
4. Latindex
5. Edubase
6. IRESIE
7. Google Acadêmico
Base de Dados
1. Sumários.Org
2. Educ@
Catálogos
1. Portal .periodicos. Capes
2. LivRe
3. Organização de Estados Ibero-americanos
4. Catálogo Coletivo Nacional
5. Bibliografia Brasileira de Educação
ATENÇÃO autores/as e avaliadores/as da Reflexão e Ação,
Por razão de segurança, o cadastro de autores/as e avaliadores/as está condicionado à aprovação da equipe editorial.
Inicialmente, os/as usuários/as devem realizar o cadastro no sistema como leitores/as.
Após, devem solicitar a inclusão do papel de AUTOR/A e/ou AVALIADOR/A por e-mail jorgesc@unisc.br, informando o login e e-mail utilizado no cadastro para que o envio de manuscritos seja liberado na respectiva conta.
Pedimos desculpas pelo inconveniente, mas a profusão de perfis falsos nos obriga a adotar esse procedimento.