O USO DO SABER ESTATÍSTICO NOS DISCURSOS ACADÊMICOS DA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Renata Sperrhake
  • Clarice Salete Traversini

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3054

Palavras-chave:

Saber Estatístico, Alfabetização, Analfabetismo, Alfabetismo/Letramento, Estudos Culturais Pós-Estruturalistas.

Resumo

O presente texto analisa como os discursos da alfabetização, do analfabetismo e do alfabetismo/letramento utilizam o saber estatístico. Para tanto, realizou-se uma busca em acervos digitais de revistas especializadas em Educação e Estatística e no Portal de Teses da CAPES. A partir do corpus selecionado é possível perceber as seguintes formas de utilização: 1) estatísticas utilizadas como material empírico; 2) estatísticas utilizadas como procedimento metodológico; 3) referência ao saber estatístico para corroborar a necessidade do estudo. Além de mostrar como o saber estatístico é utilizado, a análise das produções acadêmicas nos fez perceber outros dois pontos: o aparecimento de níveis de alfabetismo/letramento; e uma mudança quanto a forma de entender a relação do sujeito com a leitura e a escrita.

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Publicado

2012-12-18

Como Citar

Sperrhake, R., & Salete Traversini, C. (2012). O USO DO SABER ESTATÍSTICO NOS DISCURSOS ACADÊMICOS DA ALFABETIZAÇÃO. Reflexão E Ação, 20(2), 67-87. https://doi.org/10.17058/rea.v20i2.3054