FORMAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A PEDAGOGIA COMO BASE DE SABERES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR

Autores

  • José Leonardo Rolim de Lima Severo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4695

Palavras-chave:

Formação docente, Pedagogia, Saber Docente, Competência pedagógica, Epistemologia

Resumo

Trata-se de um ensaio teórico construído a partir de um mapeamento bibliográfico que apresenta reflexões em torno dos saberes e competências necessários à prática docente, na perspectiva de retomar alguns princípios e vertentes que definiram os debates e práticas no campo da formação e profissionalidade docente no intercurso das décadas de 1990 e 2000, a partir da discussão sobre modelos fundamentados na Epistemologia da Prática e sobre o papel da Pedagogia nesse processo. Abordam-se as perspectivas do “Professor Reflexivo” como uma das principais vertentes da Epistemologia da Prática e modelo explicativo da construção dos saberes docentes. Discute-se o conceito de profissionalidade docente e, considerando a especificidade da Pedagogia como Ciência da Educação, propõe-se que os saberes e competências do professor necessitam ser concebidos como construtos contextuais na interface entre teoria e prática pedagógica, rompendo, desse modo, com a ideia de que a docência consiste em um exercício técnico de reprodução de saberes-fazeres.

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Biografia do Autor

José Leonardo Rolim de Lima Severo

Doutor e Mestre em Educação (UFPB). Licenciado em Pedagogia (UFCG). Endereço: Rua Profa. Zenaide Alcântara, 100. IPEP. Cajazeiras – PB. Brasil. CEP: 5800-000. Endereço eletrônico: leonardorolimsevero@gmail.com

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Publicado

2016-07-19

Como Citar

Rolim de Lima Severo, J. L. (2016). FORMAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE: A PEDAGOGIA COMO BASE DE SABERES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR. Reflexão E Ação, 24(2), 261-279. https://doi.org/10.17058/rea.v24i2.4695

Edição

Seção

Artigos