ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA PANDEMIA DE COVID-19: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rips.v7i3.18869

Palavras-chave:

Inatividade física, Estilo de vida, Saúde coletiva

Resumo

Introdução: as medidas de isolamento social e restrições de acesso às universidades podem ter sido preditoras para a mudança no estilo de vida dos estudantes e desencadeado alterações psicológicas, físicas e sociais, em consequência das constantes alterações na vida diária. Objetivo: analisar a produção científica sobre o nível de atividade física e fatores associados à COVID-19 em estudantes universitários. Método: trata-se de uma revisão sistemática de literatura e mapeamento bibliométrico, em periódicos internacionais indexados na base de dados PubMed, utilizando os descritores: Physical activity AND College students AND COVID-19. Foram incluídos artigos científicos originais publicados entre 2020 e 2022, resultando em 226 artigos iniciais, destes, 18 estudos foram incluídos na síntese. Resultados: constatou-se uma diversidade de evidências acerca da atividade física durante o isolamento social, bem como, as pesquisas relataram lacunas e possíveis intervenções no contexto universitário diante ao acontecimento da COVID-19. Em todos os estudos analisados, o comportamento sedentário e os níveis de atividade física oscilaram quando comparados os cenários antes e durante a pandemia. Conclusão: os estudantes que mantiveram ou aumentaram seus níveis de atividade física apresentaram menor probabilidade de desenvolver sintomas de ansiedade, depressão e estresse. Sugere-se mais pesquisas longitudinais abrangentes para aprofundar essas conclusões. Além disso, é fundamental que as instituições de ensino superior promovam educação em saúde, forneçam infraestrutura adequada e apoiem programas adaptados para incentivar a prática regular de exercícios, visando o bem-estar dos estudantes durante e após períodos pandêmicos futuros.

 

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Biografia do Autor

Jean Carlos de Goveia, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Mestre em Ciências Sociais Aplicadas; Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Thaiane Moleta Vargas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais Aplicadas; Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

José Roberto Herrera Cantorani, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo / Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), São Paulo, Brasill.

Doutor em Educação Física; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus Registro, Registro, São Paulo, Brasil - Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade  Tecnológica  Federal  do  Paraná  (UTFPR).

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Livre-docente em Educação Física; Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Leandro Martinez Vargas, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

Doutor em Educação Física; Departamento de Educação Física, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR, Brasil.

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Publicado

2025-01-02

Como Citar

de Goveia, J. C. ., Moleta Vargas, T., Herrera Cantorani, J. R. ., Pedroso, B., & Martinez Vargas, L. (2025). ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA PANDEMIA DE COVID-19: uma revisão sistemática. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 8(1), 160-172. https://doi.org/10.17058/rips.v7i3.18869

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO