Fatores associados à hipertensão arterial em crianças e adolescentes: revisão de literatura
DOI :
https://doi.org/10.17058/rips.v4i4.17405Résumé
Introdução: globalmente, é elevado o número de escolares obesos e hipertensos, e por esse motivo é fundamental que os pais e profissionais de saúde tenham conhecimento para identificar os fatores relacionados ao aumento no número de casos destes agravos. Objetivo: o presente estudo tem por objetivo verificar os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) em crianças e adolescentes. Método: trata-se de uma revisão da literatura, nas bases de dados Medline/Pubmed e Scielo, incluindo estudos publicados no período de 2013 a março de 2022. Os descritores utilizados foram de acordo com o MeSH (Medical SubjectHeadings) “Hypertension AND Child AND Adolescent”. Resultados: a partir dos resultados, pode-se observar que fatores relacionados ao desenvolvimento da HAS foram variados, mas foi possível verificar que a obesidade e também, a circunferência da cintura (CC), o percentual de gordura, a relação cintura estatura (RCE), o perfil lipídico e o histórico familiar de HAS, foram os fatores que mais se relacionaram. Conclusão: conclui-se que a obesidade e seus fatores associados podem influenciar o desenvolvimento de HAS. Sugere-se que sejam realizados mais estudos que abordem a relação entre obesidade e HAS.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.