Fatores associados à hipertensão arterial em crianças e adolescentes: revisão de literatura

Auteurs-es

  • Leticia Welser Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Ana Paula Sehn Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Letícia de Borba Schneiders UFRGS
  • Edna Linhares Garcia Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
  • Suzane Beatriz Frantz Krug
  • Cézane Priscila Reuter

DOI :

https://doi.org/10.17058/rips.v4i4.17405

Résumé

Introdução: globalmente, é elevado o número de escolares obesos e hipertensos, e por esse motivo é fundamental que os pais e profissionais de saúde tenham conhecimento para identificar os fatores relacionados ao aumento no número de casos destes agravos. Objetivo: o presente estudo tem por objetivo verificar os fatores associados ao desenvolvimento da hipertensão arterial sistêmica (HAS) em crianças e adolescentes. Método: trata-se de uma revisão da literatura, nas bases de dados Medline/Pubmed e Scielo, incluindo estudos publicados no período de 2013 a março de 2022. Os descritores utilizados foram de acordo com o MeSH (Medical SubjectHeadings) “Hypertension AND Child AND Adolescent”. Resultados: a partir dos resultados, pode-se observar que fatores relacionados ao desenvolvimento da HAS foram variados, mas foi possível verificar que a obesidade e também, a circunferência da cintura (CC), o percentual de gordura, a relação cintura estatura (RCE), o perfil lipídico e o histórico familiar de HAS, foram os fatores que mais se relacionaram. Conclusão: conclui-se que a obesidade e seus fatores associados podem influenciar o desenvolvimento de HAS. Sugere-se que sejam realizados mais estudos que abordem a relação entre obesidade e HAS.

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Publié-e

2021-03-01

Comment citer

Welser, L., Sehn, A. P., de Borba Schneiders, L. ., Linhares Garcia, E., Beatriz Frantz Krug, S., & Priscila Reuter, C. (2021). Fatores associados à hipertensão arterial em crianças e adolescentes: revisão de literatura. Revista Interdisciplinar De Promoção Da Saúde, 4(4). https://doi.org/10.17058/rips.v4i4.17405

Numéro

Rubrique

ARTIGO DE REVISÃO