Chamada dossiê Rizoma - Interfaces em Inteligência Artificial e cognição
A recente disseminação e crescimento massivo da Inteligência Artificial (IA) foi parcialmente possível graças à disponibilidade de enormes quantidades de dados, frequentemente conhecidos como big data, provocando um emergente questionamento à relação entre IA e educação. Esta emergência, levanta a necessidade de se considerarem múltiplos quesitos quando se investigam os objetivos desta conexão e o que isso envolve, obrigando a uma observação atenta sobre como e onde a IA é utilizada, por quem e como é operacionalizada.
A IA está a mudar a sala de aula e a relação com o conhecimento, convidando uma atitude vigilante ao princípio de que a educação deve sempre impulsionar a tecnologia – e não o contrário, deixando espaço a variadas dimensões e impactos interpretativos.
- O Impacto na cognição: construtos cognitivos como a atenção sofrem influência dos estímulos do ambiente, o que pode ou não aprimorar as habilidades humanas.Surgem inúmeros questionamentos sobre o impacto da inteligência artificial na cognição de quem está em processo educacional. Como a cognição e seus processos, tão importantes para o processo de aprendizagem, são afetados pela inteligência artificial?
- O impacto nos professores: os professores estão ou não otimistas em relação à IA e precisam ser apoiados no desenvolvimento de competências digitais?
- O impacto na aprendizagem: os estudantes já estão a utilizar a IA – como podemos aproveitar os benefícios, ensinar as competências corretas e proteger-nos contra os perigos da desinformação?
- Exclusão digital / IA: muitos não têm acesso à Internet e à IA. Será que as novas tecnologias podem auxiliar a corrigir as lacunas existentes?
- Impacto nas organizações de ensino: Novas formas de cognição e manuseamento do conhecimento exigem novas competências. Como as instituições de ensino estão a reagir e preparar-se face ao novo paradigma?
A IA é já uma parte inevitável da aprendizagem, da vida e do trabalho futuro dos alunos da atualidade. A educação tem a missão de os apoiar para que possam utilizá-la de forma ética, eficiente e segura, garantindo ao mesmo tempo que beneficiam de uma educação que ensina as competências certas e está enraizada em recursos e informações de qualidade. Neste dossiê pretendemos refletir sobre as inúmeras possibilidades de debate que o tema cognição e inteligência artificial permitem. Por essa razão, são bem-vindos textos que abordem a temática sob uma ótica interdisciplinar/ transdisciplinar. Do mesmo modo, serão recebidos artigos teóricos, empíricos, revisões sistemáticas que se relacionem a esta proposta.
Organizadoras:
Cristina Tereza Rebelo, PhD.
UMAIA - ICNOVA - FCSH
Sabrine A. Martins
UNISC - IFFAR
Cronograma:
Abertura da Chamada: 8 de janeiro de 2024.
Recebimento de trabalhos: 8 de janeiro a 20 de abril de 2024.
Pareceres sobre os trabalhos propostos: até 30 de maio de 2024.
Editoração e publicação: julho de 2024.