Violência contra jornalistas no Brasil: análise discursiva de relatórios de organizações de defesa da liberdade de expressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.16668

Palavras-chave:

Jornalismo, Violência contra jornalistas, Discurso.

Resumo

O texto trabalha o discurso de organizações que representam jornalistas diante da problemática da violência contra esses profissionais no Brasil. Analisaram-se 30 relatórios anuais (2010-2019) de três organizações: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, Federação Nacional de Jornalistas e Artigo 19. A leitura é filiada à Análise do Discurso (AD) de linha francesa e aciona posições discursivas e os efeitos de sentido acerca da violência. Como resultado, obteve-se a formação discursiva “Violência contra jornalistas”, no interior da qual, destacaram-se três posições-sujeito (PS): PS1 “Organização” - articula posicionamentos, atribuição de responsabilidades e o reconhecimento de fragilidades; PS2 “Jornalismo/jornalista” - faz trabalhar os efeitos de sentido a partir do jornalista e da sua atividade; PS3 “Violência” - contempla o dizer sobre as violações, nos vieses de busca por silenciar os profissionais e do Estado como o maior responsável pela violência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleusa Jung, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria, na linha de pesquisa Mídias e Identidades Contemporâneas. Mestra em Comunicação pela mesma instituição. Jornalista pela UFSM - FW, com intercâmbio acadêmico na Universidad Autónoma de Tlaxcala, México. Integrante do Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas (CNPq/UFSM).

Reges Schwaab, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Frederico Westphalen e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM. Realizou pós-doutorado na Universidad de Antioquia, em Medellín - Colômbia, onde, atualmente, atua como professor convidado na Maestria en Periodismo. Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa - Portugal. Mestre pelo mesmo programa. Graduado em Jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Integra o "Resto - Laboratório de Práticas Jornalísticas" (CNPq/UFSM) e o "Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental" (CNPq/UFRGS).

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Jung, C., & Schwaab, R. (2022). Violência contra jornalistas no Brasil: análise discursiva de relatórios de organizações de defesa da liberdade de expressão. Rizoma, 11(2), 3-26. https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.16668

Edição

Seção

Dossiê temático Jornalismo: presente e futuro de uma atividade profissional e