Dinâmicas sociais e suas sonoridades: a paisagem sonora da Grande São Luís durante a pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.16692

Palavras-chave:

Covid-19, Paisagem Sonora, Grande São Luís.

Resumo

O objetivo deste texto foi compreender o cenário das transformações sonoras e seus possíveis efeitos psicossociais na região central de São Luís-Maranhão, na região nordeste do Brasil. A partir de mudanças decorrentes da pandemia da COVID-19, apresentamos uma discussão sobre as sonoridades antes e durante o ano de 2020. Utilizamos metodologia qualitativa e coleta de dados através de questionário on line. Como resultado de pesquisa, observamos uma alteração sonora que se desloca dos sons cotidianos de carros, vendedores ambulantes e pedestres para o silêncio e cantar dos pássaros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosinete de Jesus Silva Ferreira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ) e Bacharel em Comunicação Social – Radialismo (UFMA). Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (DCS/UFMA). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação (NEEC) e da Linha de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (G-PEAC).

Carlos Benedito Alves da Silva Júnior, Universidade Federal do Maranhão

Doutorando em Comunicação Social (UFPA). Mestre em Administração (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social – Radialismo (UFMA). Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (DCS/UFMA). Vice-coordenador do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação (NEEC) e da Linha de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (G-PEAC).

Jefferson Saylon Lima de Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional da Universidade Federal do Maranhão (PPGCOMPRO-UFMA). Bacharel em Comunicação Social - Rádio e TV (UFMA). Técnico-Sonoplasta do Laboratório de Rádio da Universidade Federal do Maranhão (LabRádio/UFMA). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação (NEEC) pela Linha de Pesquisa em Estratégias Audiovisuais na Convergência (G-PEAC).

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Ferreira, R. de J. S., Júnior, C. B. A. da S., & de Sousa, J. S. L. (2022). Dinâmicas sociais e suas sonoridades: a paisagem sonora da Grande São Luís durante a pandemia de Covid-19. Rizoma, 11(2), 134-152. https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.16692