Nos primórdios do outvertising:um ensaio visual sobre a ‘pré-história’ da publicidade fora do armário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17044

Resumo

Neste ensaio visual, são apresentados e discutidos os primórdios do outvertising, aqui compreendido como uma tendência publicitária contemporânea mais inclusiva e pró-diversidade sexual. Mais especificamente, o presente trabalho propõe investigar quais manifestações multissemióticas do discurso publicitário antecederam historicamente ao surgimento dessas atuais campanhas LGBT-friendly. Os resultados apontam para três manifestações principais: peças publicitárias com a palavra gay (ainda sem conotação homossexual), propagandas ilustradas pelo artista J.C. Leyendecker e insinuações codificadas de homoerotismo em comerciais de vestuário íntimo masculino dos anos 1900 até a década de 1960.

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Biografia do Autor

Leo Mozdzenski

Doutor em Comunicação (PPCOM-UFPE), doutor em Letras/Linguística (PPGL-UFPE), pós-doutorando em Direitos Humanos (PPGDH-UFPE). Membro dos Grupos de Pesquisa PHiNC (Publicidade Híbrida e Narrativas de Consumo – CNPq/PPGCOM/UFPE) e NUCEPI (Núcleo de Estudos em Compreensão e Produção (Inter) Linguísticas – CNPq/PPGL-PPGDH/UFPE). Autor do livro Outvertising: a publicidade fora do armário (Ed. Appris, 2020).

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Mozdzenski, L. (2021). Nos primórdios do outvertising:um ensaio visual sobre a ‘pré-história’ da publicidade fora do armário. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17044

Edição

Seção

Artigos