Nos primórdios do outvertising:um ensaio visual sobre a ‘pré-história’ da publicidade fora do armário
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17044Resumo
Neste ensaio visual, são apresentados e discutidos os primórdios do outvertising, aqui compreendido como uma tendência publicitária contemporânea mais inclusiva e pró-diversidade sexual. Mais especificamente, o presente trabalho propõe investigar quais manifestações multissemióticas do discurso publicitário antecederam historicamente ao surgimento dessas atuais campanhas LGBT-friendly. Os resultados apontam para três manifestações principais: peças publicitárias com a palavra gay (ainda sem conotação homossexual), propagandas ilustradas pelo artista J.C. Leyendecker e insinuações codificadas de homoerotismo em comerciais de vestuário íntimo masculino dos anos 1900 até a década de 1960.Downloads
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Publicado
2021-07-05
Como Citar
Mozdzenski, L. (2021). Nos primórdios do outvertising:um ensaio visual sobre a ‘pré-história’ da publicidade fora do armário. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17044
Edição
Seção
Artigos