“É gostoso e faz bem”: o passado que (re)encanta em campanhas publicitárias

Autores

  • Mario Abel Bressan Júnior Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISULPós-Graduação em Ciências da Linguagem http://orcid.org/0000-0002-8309-1723
  • Valdemir dos Santos Neto Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Marina da Silva Barbosa Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17065

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e discutir a utilização da memória teleafetiva, enquanto estratégia mercadológica, dentro do contexto da publicidade audiovisual contemporânea. Com o mercado competitivo, as empresas se colocam cada vez mais pressionadas em encontrar estratégias com vistas a reter a atenção dos consumidores (KOTLER, KARTAJAYA, SETIAWAN:2018). Portanto, parte-se da premissa que o apelo à memória teleafetiva do consumidor pelas marcas passou-se a ser compreendida como estratégia capaz de criar uma conexão sentimental com os consumidores, além de se configurar como um argumento de persuasão e engajamento. O escopo teórico deste se assenta nas contribuições dos autores basilares dos estudos sobre memória, a partir de Huyssen (2000), Pollak (1992) e Halwbachs (2003). Em relação ao conceito de memória afetiva e teleafetiva, o estudo se inclina nos escritos de Bressan Júnior (2019) e Le Breton (2009). O estudo evidencia que o apelo à memória afetiva do consumidor tem demonstrado ser uma tendência recorrente nas abordagens e práticas mercadológicas, o que carece de novos olhares acerca do seu uso e os efeitos advindos da prática nos consumidores.

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Biografia do Autor

Mario Abel Bressan Júnior, Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISULPós-Graduação em Ciências da Linguagem

Doutor em Comunicação Social Professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem - UNISUL Líder do Grupo de Pesquisa - Redes e Convergências Tecnológicas / RCT.

Valdemir dos Santos Neto, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Bolsista integral CAPES/PROSUC. Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Afeto e Redes Convergentes (.marc/UNISUL) vinculado ao CNPq.

Marina da Silva Barbosa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Membro do Grupo de Pesquisa em Memória, Afeto e Redes Convergentes (.marc/UNISUL) vinculado ao CNPq.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

Bressan Júnior, M. A., dos Santos Neto, V., & da Silva Barbosa, M. (2021). “É gostoso e faz bem”: o passado que (re)encanta em campanhas publicitárias. Rizoma, 9(2). https://doi.org/10.17058/rzm.v10i1.17065

Edição

Seção

Artigos