Práticas escolares com textos multimodais digitais a partir da formação on-line de professores

Autores

  • Julianna Silva Glória IMES - Instituto Mineiro de Educação
  • Ghisene Santos Alecrim

Palavras-chave:

Formação de professores, Multiletramentos, Multimodalidade, Letramento digital

Resumo

Este trabalho científico tem como propósito refletir sobre planejamento de práticas com textos multimodais digitais desenvolvidas por professores em plena pandemia após participarem do projeto de curso on-line de formação de professores para o uso das tecnologias digitais na escola.Esta ação desenvolvida através do grupo de pesquisa Leitura, Escrita e Tecnologia (CNPQ) problematiza a necessidade de formar professores para lidar com um novo formato de texto que se apresenta na tela, entendendo que este precisa compreender  a importância da inclusão de práticas educativas através de  suportes e textos digitais que possuem o modo semiótico potencializado a fim de promover conhecimentos significativos.Os aportes teóricos mais amplos para análise dos  dados aqui apresentados são os estudos de Chartier (2009) a respeito da evolução dos materiais e suportes escritos,  as pesquisas de Barton e Lee(2015) sobre práticas  educativas através de linguagens e recursos digitais e as reflexões sobre textos multimodais realizadas por Street ( 2009).Como resultados, exploramos dados coletados a partir do formulário de avaliação do curso ofertado à professores de todo o Brasil e de práticas planejadas e desenvolvidas por professores que realizaram o curso proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Glória, J. S., & Alecrim, G. S. (2022). Práticas escolares com textos multimodais digitais a partir da formação on-line de professores . Rizoma, 11(1), 40-52. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17472