Midiatização e imaginário: um diálogo possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.17863

Palavras-chave:

Imaginário, Semiótica, Imbricações, Midiatização

Resumo

Aqui defendemos uma proposta de imbricação entre as teorias do imaginário e da midiatização, que historicamente não dialogam, partindo de um contraponto às afirmações de Durand (1998), para o qual a semiótica – matriz da midiatização – seria uma ciência estruturalista e binária por desconsiderar a subjetividade humana na produção e reconfiguração de sentidos. Argumentamos que a semiótica e a midiatização mantêm foco em aspectos de ordem subjetiva e social, o que sugere a possibilidade de aproximações entre tais teorias e as do imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Luís Düren, Unisc

Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), como bolsista Capes. Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Unisc, como bolsista Capes. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Unisc. Foi professor do Curso de Comunicação Social da Unisc. Diplomado em dois cursos oferecidos por instituições estrangeiras: Los alcances del crimen organizado: El ejercicio del periodismo frente a la violência (EAD, Universidad Nacional Autónoma de México, 2010) e Curso para periodistas en zonas hostiles, patrocinado por la Sociedad Interamericana de Prensa (Centro Argentino de Entrenamiento Conjunto para Operaciones de Paz, Buenos Aires, 2005). Pesquisa complexificações que emergem a partir de relações de dialogia estabelecidas entre jornalismo e literatura, bem como, imbricações entre as epistemologias da midiatização e do imaginário. Tem mais de 20 anos de experiência profissional na prática jornalística, tendo atuado em fotografia, diagramação, reportagem, rádio, edição e chefia de reportagem. Atualmente, é Editor Executivo do Jornal Gazeta do Sul. Conquistou oito prêmios estaduais de jornalismo, dentre os quais, uma segunda colocação no Prêmio ARI.

Downloads

Publicado

2022-12-12

Como Citar

Düren, R. L. (2022). Midiatização e imaginário: um diálogo possível. Rizoma, 11(2), 104-121. https://doi.org/10.17058/rzm.v11i2.17863

Edição

Seção

Dossiê temático Jornalismo: presente e futuro de uma atividade profissional e