Antagonismo Discursivo ao Programa Mais Médicos em Mídias Jornalísticas Brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18253

Palavras-chave:

discurso , Ideologia, Mais Médicos

Resumo

O presente trabalho objetiva explicitar os processos de produção de sentidos que constituíram o discurso midiático jornalístico em circulação durante o fim da vigência do Programa Mais Médicos - PMM / Projeto Mais Médicos para o Brasil PMMB. O discurso midiático jornalístico analisado se detêm em três níveis de circulação: nacional (Jornal O Globo), estadual (Jornal Zero Hora) e regional (Jornal NH). O recorte temporal realizado foi o segundo semestre de 2018 (iniciando em 1º de julho de 2018) até o primeiro semestre de 2019 (culminando em 30 de junho de 2019) que ambienta justamente o período do fim de vigência do PMM / PMMB em sua estrutura legal inicial.

Downloads

Biografia do Autor

Jean Jeison Führ, Universidade Feevale

Mestre licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Sociólogo graduado bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista pós-graduado em Saúde Pública (AVM Faculdades Integradas). Graduando em Ciências Jurídicas – Direito pela Universidade Feevale. Assessor Administrativo - funcionário público do município de Nova Hartz - RS. E-mails: jeanjeisonfuhr@gmail.com / jeansrock4@gmail.com

Luciane Pinheiro Jardim, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com habilitação em Sociologia, Antropologia e Ciências Políticas. Especialista em Projetos Sociais e Culturais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Pedagogia pela Unisinos. Na graduação, iniciei minha trajetória acadêmica como bolsista de iniciação cientifica da FAPERGRS, e na Pós-Graduação como bolsista da CAPES. Também tive a experiência de atuar como Coordenadora e Supervisora de projetos sociais no RS, em parceria com Unesco: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, USAID: Agência Norte Americana para o Desenvolvimento Internacional, BEMFAM: Sociedade Civil Bem-Estar Familiar no Brasil, Ministério da Saúde: Programa Nacional de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Secretaria Estadual de Saúde: Coordenação Estadual IST/HIV/AIDS. Tenho experiência profissional e acadêmica em pesquisa, elaboração, coordenação, desenvolvimento, metodologias de pesquisa, monitoramento e avaliação de projetos, bem como, produção de relatórios descritivos e financeiros. Possuo conhecimento e experiência nas áreas de Educação, Ciências Sociais, Políticas de Saúde e Assistência Social. Servidora Pública da Prefeitura Municipal de Alvorada, atualmente na Coordenação da Proteção Social Especial de Alta Complexidade da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e Cidadania.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Führ, J. J., & Jardim, L. P. (2023). Antagonismo Discursivo ao Programa Mais Médicos em Mídias Jornalísticas Brasileiras . Rizoma, 12(1), 26-40. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18253

Edição

Seção

Dossiê Discursos da/sobre a mídia: história, memória, ideologia