Estado/estados, corpos. Propriedade de quem?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18375

Palavras-chave:

Estado/estados, discursos, corpos

Resumo

Neste artigo, propomos discutir a relação entre duas imagens: a pintura As Mulatas de Di Cavalcanti, destruída durante as manifestações violentas de janeiro, e a foto que circulou nos jornais, mostrando representantes do povo subindo a rampa do Planalto no dia da posse de Lula. Através da análise do discurso, questionamos como é possível considerar tais imagens como alegorias de um estado. O que está em jogo ao pensarmos no Estado Democrático de Direito? Quais corpos cabem em um Estado/Nação?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Benedetto Flores, UFF

Professora e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem e do curso de Jornalismo, da Unisul. Graduação em Jornalismo (Unisinos) Mestre em Ciências da Linguagem (Unisul) e doutora em Linguística (Unicamp). Estágio de pós-doutorado em História do Jornalismo e Jornalismo e Estudos Midiáticos (Univ. Fernando Pessoa/Portugal) Líder do grupo de pesquisa Discurso, Cultura e Mídia (CNPq)

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Flores, G. B., & Neckel, N. R. (2023). Estado/estados, corpos. Propriedade de quem?. Rizoma, 12(1), 220-237. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18375

Edição

Seção

Dossiê Discursos da/sobre a mídia: história, memória, ideologia