O ensino da redação do Enem na plataforma do Youtube: formação para a escrita-argumentativa?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18445

Palavras-chave:

Escrita, Argumentação, Enem, Autoria

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar como a redação do Enem, isto é, a escrita-argumentativa, é discursivizada na mídia digital do Youtube, em que o digital é uma instância material, a fim de interpretar os efeitos de sentido que o discurso do sujeito-youtuber pode provocar na constituição do que venha a ser ler, escrever, argumentar e ocupar a posição discursiva de autor. Para isso, selecionou-se o corpus, a partir de dois vídeos retirados das playlists de dois canais do Youtube, a saber: Débora Aladim e Poxa Lulu. A Análise de Discurso pecheuxtiana norteou as análises e os resultados demonstram que a propagação de modelos de redação levam a um design ideal de texto e, se isso pode servir para as condições de produção da redação do Enem, por outro lado, só servem para essa avaliação, o que não contribui para a formação e a garantia do direito à argumentação. Além disso, a escrita ganha um caráter como mercadoria sustentada no discurso do “segredo” e da “técnica”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michel Luís da Cruz Ramos Leandro, FFCLRP-USP

Atualmente é docente do Centro Educacional Sesi - 259 - Planalto Verde e do Centro Universitário Barão de Mauá. Leciona no Ensino Médio e no Ensino Superior e atuação na tutoria e orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso e estágios supervisionados. Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP) (2019). Especialista em Alfabetização e Letramento e Redação e Oratória pela Faculdade São Luís. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava (2012) e Pedagogia pela Universidade de São Paulo (2016). É membro do Grupo de Pesquisa Discurso e memória: nos movimentos do sujeito (GEDISME) filiado à Universidade de São Paulo e cadastrado junto ao Diretório de Grupos do CNPq e do Grupo de Estudos de Linguagem, Argumentação e Discurso (ELAD/CNPq). Tem interesse e participa de pesquisas ligadas à área de Linguística, em especial a Análise de Discurso pecheuxtiana, investigando, principalmente, os seguintes temas: escrita, argumentação, autoria, leitura e letramento.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Luís da Cruz Ramos Leandro, M., & Romano Pacífico, S. M. . (2023). O ensino da redação do Enem na plataforma do Youtube: formação para a escrita-argumentativa?. Rizoma, 12(1), 276-305. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18445

Edição

Seção

Dossiê Discursos da/sobre a mídia: história, memória, ideologia