Revisitando Guernica (1937): as relações entre o clássico e a intermidialidade a partir da charge

Autores

  • Caroline Marzani UFPR

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i2.18820

Palavras-chave:

Guernica, Charge, Intermidialidade, Clássico

Resumo

O presente artigo analisa as relações entre o clássico (ELIOT, 1992; CALVINO, 1993) e a intermidialidade (RAJEWSKY, 2011; RAJEWSKY, 2012) a partir de três releituras da obra Guernica (1937), de Pablo Picasso, em formato de charge. Nesse trabalho buscamos compreender a raiz da permanência do mural picasseano na arte ocidental com as charges de Márcio Vaccari, Mário Tarcitano e Quinho. Trazemos para essa pesquisa, ademais, dados quantitativos que colocam a linguagem artística da charge como a mais profícua nas reinterpretações de Guernica.

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Publicado

2023-12-23

Como Citar

Marzani, C. . (2023). Revisitando Guernica (1937): as relações entre o clássico e a intermidialidade a partir da charge. Rizoma, 12(2), 56-68. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i2.18820

Edição

Seção

Dossiê temático: Literatura leitura sob ótica estudos da intermidialidade