A Medusa negra: um estudo intermidial sobre a capa de Urucum (2022), de Karol Conká

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i2.18858

Palavras-chave:

Capa de álbum musical, Mito da Medusa, Intermidialidade

Resumo

Depois de sua curta participação no BBB21, marcada por várias polêmicas e pelo impacto da "cultura do cancelamento" nas redes sociais, a rapper de Curitiba/PR, Karol Conká, lançou Urucum (2022), um álbum que buscava refletir sobre esse período. Além das letras, esse projeto musical se destaca pela produção da capa, na qual a cantora reinterpreta o mito da Medusa. Neste estudo, com base nos conceitos da Intermidialidade propostos por Elleström (2021), nosso objetivo é, nesse sentido, analisar os possíveis significados desse elemento imagético. Primeiramente, exploramos como a capa de um álbum pode ser definida e classificada dentro dessa perspectiva teórica. Em seguida, aprofundamos nossa análise nas modalidades da fotografia, linguagem usada para a composição da capa. Finalmente, utilizando os conceitos de primeiridade, secundidade e terceiridade elencados por Lucia Santaella (2005; 2018) a partir de Charles Peirce, conduzimos uma análise semiótica da capa. Por fim, chegamos à conclusão de que Karol Conká se apropria da personagem mitológica para tratar, entre outras questões, da maneira como foi animalizada em razão de sua participação no reality show.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaimeson Machado Garcia, Universidade de Santa Cruz do Sul

Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Franciscano (2013, UNIFRA, Santa Maria - RS) e em Comunicação Social - Produção Editorial pela Universidade Federal de Santa Maria (2014, UFSM, Santa Maria - RS). Mestre pelo do Programa de Pós-graduação em Letras com bolsa do Programa BIPSS - Bolsas Institucionais para Programas de Pós-Graduação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Edital 01/2019, UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) e doutorando também pelo do Programa de Pós-graduação em Letras (UNISC, Santa Cruz do Sul - RS) com bolsa PROSUC/CAPES - Modalidade II.

Rosiana Kist, Universidade de Santa Cruz do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Letras (UNISC) com Bolsa CAPES.

Downloads

Publicado

2023-12-23

Como Citar

Machado Garcia, J., & Kist, R. . (2023). A Medusa negra: um estudo intermidial sobre a capa de Urucum (2022), de Karol Conká. Rizoma, 12(2), 39-55. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i2.18858

Edição

Seção

Dossiê temático: Literatura leitura sob ótica estudos da intermidialidade