Percepção visual em mundos virtuais. Consumindo mensagens publicitárias através dos olhos do avatar

Autores

  • Eduardo Zilles Borba Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4390

Palavras-chave:

publicidade, percepção visual, narrativa digital, videogame

Resumo

Assumir uma personalidade, controlar suas ações e executar tarefas são características instrinsecamente ligadas aos mundos virtuais, como por exemplo: os metaversos e os videojogos. Considerando este pensamento e, também, reconhecendo o avanço tecnológico de cenários imaginários, este artigo surge como uma discussão reflexiva acerca da percepção visual que temos de anúncios publicitários inseridos em mundos virtuais, acompanhada de estudo qualitativo com base nos dados coletados através de observações exploratórias no universo dos bits: Second Life (metaverso) e Pro Evolution Soccer (videojogo). Assim, lança-se um olhar crítico à presença da publicidade em espaços simuladores, a fim de compreender o modo que o nosso olho postiço consome mensagens publicitárias.

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Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade Fernando Pessoa

Pesquisador do Ceclico na Universidade Fernando Pessoa (Porto) e do Clepul na Universidade de Lisboa (Lisboa); Doutorado em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa através do programa de bolsas da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) do Governo Português; membro do GT Publicidade da Sopcom.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

Zilles Borba, E. (2014). Percepção visual em mundos virtuais. Consumindo mensagens publicitárias através dos olhos do avatar. Rizoma, 2(1), 8-25. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4390

Edição

Seção

Artigos