Tensionamentos ao jornalismo pela circulação social de temas nas redes sociais: o caso do Diário de Classe
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4462Palavras-chave:
Circulação, Midiatização, Facebook, Diário de Classe, Jornalismo.Resumo
Este texto tem o objetivo de refletir sobre as relações entre o jornalismo e os variados circuitos comunicacionais alimentados por instituições, pessoas, materialidades, considerando-se contextos digitais. O artigo analisa o caso do Diário de Classe, página do Facebook criada por uma estudante de 13 anos para escrever sobre a rotina, os problemas do ensino e das instalações da escola em que estudava. A página gerou polêmica, repercutiu no Facebook e foi amplamente pautada pelo jornalismo, resultando em melhorias na estrutura da escola, tensionamentos aos governos e uma transformação na vida de Isadora Faber, criadora do Diário de Classe. O presente artigo considera dois ângulos para análise: o tratamento do Diário de Classe sobre o jornalismo (e a manifesta vontade da criadora da página de se tornar jornalista) e os modos de tematizar, questionar, noticiar Diário de Classe pelo jornalismo. Para ser possível uma análise relacional entre estes âmbitos, desenvolvemos uma síntese analítica do caso.Downloads
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Publicado
2014-07-18
Como Citar
Klein, E. (2014). Tensionamentos ao jornalismo pela circulação social de temas nas redes sociais: o caso do Diário de Classe. Rizoma, 2(1), 66-81. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4462
Edição
Seção
Artigos
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