Tensionamentos ao jornalismo pela circulação social de temas nas redes sociais: o caso do Diário de Classe
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4462Keywords:
Circulação, Midiatização, Facebook, Diário de Classe, Jornalismo.Abstract
Este texto tem o objetivo de refletir sobre as relações entre o jornalismo e os variados circuitos comunicacionais alimentados por instituições, pessoas, materialidades, considerando-se contextos digitais. O artigo analisa o caso do Diário de Classe, página do Facebook criada por uma estudante de 13 anos para escrever sobre a rotina, os problemas do ensino e das instalações da escola em que estudava. A página gerou polêmica, repercutiu no Facebook e foi amplamente pautada pelo jornalismo, resultando em melhorias na estrutura da escola, tensionamentos aos governos e uma transformação na vida de Isadora Faber, criadora do Diário de Classe. O presente artigo considera dois ângulos para análise: o tratamento do Diário de Classe sobre o jornalismo (e a manifesta vontade da criadora da página de se tornar jornalista) e os modos de tematizar, questionar, noticiar Diário de Classe pelo jornalismo. Para ser possível uma análise relacional entre estes âmbitos, desenvolvemos uma síntese analítica do caso.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-07-18
How to Cite
Klein, E. (2014). Tensionamentos ao jornalismo pela circulação social de temas nas redes sociais: o caso do Diário de Classe. Rizoma, 2(1), 66-81. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4462
Issue
Section
Artigos