O contrato social da imprensa: por um Leviatã do jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6673Palavras-chave:
Contrato Social. Leviatã. Política. JornalismoResumo
Este artigo aborda o conceito de contrato social dos pensadores políticos Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau e o relaciona à imprensa. A ideia do contrato não é usada no âmbito político, entre governados e governantes. É empregada na esfera da comunicação social, entre público e imprensa. O manuscrito recorre ao modelo de Hobbes (o povo se submete à autoridade do Estado em troca de proteção) para pensar um Leviatã do jornalismo (o público respeita a figura da imprensa em troca de conteúdo relevante e verdadeiro). O ensaio, baseado em levantamento bibliográfico, busca defender o modelo tradicional de imprensa e de jornalista frente ao conteúdo de fonte duvidosa e aos produtores independentes de conteúdo da era digitalDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-08-05
Como Citar
Bertolini, J. (2016). O contrato social da imprensa: por um Leviatã do jornalismo. Rizoma, 4(1), 208-220. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6673
Edição
Seção
Seção Livre