O contrato social da imprensa: por um Leviatã do jornalismo

Autores

  • Jeferson Bertolini Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6673

Palavras-chave:

Contrato Social. Leviatã. Política. Jornalismo

Resumo

Este artigo aborda o conceito de contrato social dos pensadores políticos Thomas Hobbes, John Locke e Jean Jacques Rousseau e o relaciona à imprensa. A ideia do contrato não é usada no âmbito político, entre governados e governantes. É empregada na esfera da comunicação social, entre público e imprensa. O manuscrito recorre ao modelo de Hobbes (o povo se submete à autoridade do Estado em troca de proteção) para pensar um Leviatã do jornalismo (o público respeita a figura da imprensa em troca de conteúdo relevante e verdadeiro). O ensaio, baseado em levantamento bibliográfico, busca defender o modelo tradicional de imprensa e de jornalista frente ao conteúdo de fonte duvidosa e aos produtores independentes de conteúdo da era digital

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Biografia do Autor

Jeferson Bertolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Ciências Humanas (UFSC), mestre em Jornalismo (UFSC), bacharel em Comunicação Social/Jornalismo (Univali)

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Publicado

2016-08-05

Como Citar

Bertolini, J. (2016). O contrato social da imprensa: por um Leviatã do jornalismo. Rizoma, 4(1), 208-220. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6673

Edição

Seção

Seção Livre