Aspectos da midiatização de classe e consumo na telenovela: a representação da mulher empreendedora de Paraisópolis

Autores

  • Rosana Mauro Universidade de São Paulo, USP
  • Lívia Souza Universidade de São Paulo, USP

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6774

Palavras-chave:

midiatização, consumo, classe, mulher.

Resumo

Com base no conceito de midiatização de classe e consumo, este artigo objetiva refletir sobre a imagem da mulher popular empreendedora na telenovela, considerando a produção verbal e visual. Com análise de cena específica da confeiteira Paulucha de I Love Paraisópolis (2015), busca-se levantar os possíveis sentidos discursivos no ritual de preparo alimentar da personagem, em interdiscursividade com a mídia e o contexto social. A análise toma como referência teórica o ethos discursivo.

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Biografia do Autor

Rosana Mauro, Universidade de São Paulo, USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, ECA-USP, e mestre pela mesma instituição.

Lívia Souza, Universidade de São Paulo, USP

Doutoranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, ECA - USP. e mestre pela mesma instituição. Membro do Gesc3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Mauro, R., & Souza, L. (2016). Aspectos da midiatização de classe e consumo na telenovela: a representação da mulher empreendedora de Paraisópolis. Rizoma, 4(2), 93-107. https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6774

Edição

Seção

Dossiê