Comida e Comunicação: o papel dos blogs de culinária no estabelecimento e manutenção de conexões transnacionais de emigrantes brasileiros

Autores

  • Carla Pires Vieira da Rocha Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6813

Palavras-chave:

Comunicação, Alimentação, Migrações, Práticas culinárias.

Resumo

Este texto explora o papel da comida no estabelecimento e manutenção de conexões transnacionais de ordem social e comunicativa, expresso a partir dos blogs de culinária de emigrantes brasileiros. A partir de uma perspectiva sociocultural e interdisciplinar, onde aspectos relacionados à globalização exercerão um papel decisivo, este texto tem como pano de fundo a articulação entre a comunicação, a alimentação - representada aqui pelos saberes culinários -, e as migrações. Busca-se compreender em que medida e de que maneira a comunicação em torno da comida, a partir dos blogs de culinária de emigrantes brasileiros, contribui para o estabelecimento e manutenção de conexões transnacionais e o que isso revela sobre a relação entre alimentação e migrações no contexto atual. O enfoque nestas páginas, ainda tem como finalidade provocar a reflexão sobre o panorama no qual vêm se descortinando as migrações internacionais contemporâneas.

Biografia do Autor

Carla Pires Vieira da Rocha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH-UFSC), em estágio sanduíche no Departamento de Antropologia Social e Cultural da Faculdade de Ciências Sociais da VU - University Amsterdam/Holanda.

Downloads

Publicado

2016-08-05

Edição

Seção

Artigos