Amazônia nos games: preservação ambiental e estereótipos nos jogos digitais

Autores

  • Bruno Monte de Assis Faculdade de Artes Visuais - Instituto de Ciências da Arte - Universidade Federal do Pará.
  • Luciana Miranda Costa Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM UFPA

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.7404

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Mídia, Amazônia, Representação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e analisar os principais jogos digitais que contém elementos representativos sobre a região amazônica. A investigação foi fundamentada em pesquisa documental, bibliográfica e online para a busca dos dados empíricos (jogos digitais). Para a análise das representações utilizou-se o modelo de jogo digital, proposto por Pinheiro (2007). Verificaram-se circularidades nas representações sobre a Amazônia em inúmeros jogos encontrados, o que permite considerar esta mídia como relevante na construção e reiteração de sentidos historicamente consolidados sobre a região.

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Biografia do Autor

Bruno Monte de Assis, Faculdade de Artes Visuais - Instituto de Ciências da Arte - Universidade Federal do Pará.

Professor Mestre de Comunicação e Computação Gráfica lotado na Faculdade de Artes Visuais - ICA/UFPA. Ministra disciplinas no curso de Cinema e Audiovisual, Artes Visuais e Tecnologia em produção Multimídia.

Luciana Miranda Costa, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia - PPGCOM UFPA

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA).

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Assis, B. M. de, & Costa, L. M. (2016). Amazônia nos games: preservação ambiental e estereótipos nos jogos digitais. Rizoma, 4(2), 187-204. https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.7404

Edição

Seção

Artigos