A TV Pública é midiatizada? Um estudo sobre o conceito de telejornalismo midiatizado aplicado ao telejornalismo público brasileiro

Autores

  • José Tarcísio Oliveira Filho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Iluska Coutinho Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cláudia Thomé Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8431

Palavras-chave:

telejornalismo, televisão pública, midiatização

Resumo

O trabalho discute os efeitos da midiatização no telejornalismo público brasileiro. A metodologia consiste na análise de cinco edições do noticiário Repórter Brasil (TV Brasil) através de quatro eixos: autorreferencialidade, correferencialidade, descentralização e dialogia. Os resultados apontam que há distanciamento entre o conteúdo produzido e as categorias de análise. Porém, tais percepções não permitem afirmar que a TV Pública não é influenciada pelo ambiente midiatizado.

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Biografia do Autor

José Tarcísio Oliveira Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Iluska Coutinho, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Cláudia Thomé, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2017-07-05

Como Citar

Oliveira Filho, J. T., Coutinho, I., & Thomé, C. (2017). A TV Pública é midiatizada? Um estudo sobre o conceito de telejornalismo midiatizado aplicado ao telejornalismo público brasileiro. Rizoma, 5(1), 22-35. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8431

Edição

Seção

Artigos