Representação e visualidade local: a cidade do Porto mediatizada
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4709Keywords:
Porto, TV Local, Identidade. Marca cidadeAbstract
Resumo Num contexto de globalização, despontam nas cidades, novas simbologias urbanas e novas formas de representação, mediadas pela reprodução de símbolos e imagens, que lhes atribuem, não só uma figuração de vanguarda, mas também um autêntico posicionamento do espaço. A cidade do Porto tem uma história ligada à resistência, ao centralismo e reivindicação da identidade local. Para se afirmar, o Porto tem de ganhar força política, económica e comunicacional. Neste âmbito, o Porto Canal pretende dar resposta a alguns imperativos de interesse local e também de projeção de particularismos e singularidades da região. Este artigo, discute as identidades locais e a ação comunicacional dos média locais no alcance de uma performance local competitiva, através de uma imagem positiva e atrativa. Para o efeito, apresentamos dados retirados de estudos próprios realizados entre 2010/2013, que esclarecem a relação do canal de televisão Porto Canal com a identidade local da cidade, pronunciando conclusões sobre a sua correspondência. Palavras- chave: Porto, TV Local, Identidade. Marca cidade. Resumen En un contexto de la globalización, surgen en las ciudades, nuevas simbologías urbanas y nuevas formas de representación, mediada por la reproducción de símbolos e imágenes que les otorgará una figuración de vanguardia, permitiendo un espacio auténtico de posicionamiento. Porto tiene una historia conectada a la resistencia, el centralismo y la afirmación de la identidad local. Para afirmarse, la ciudad tiene que lograr poder político, económico y comunicacional. En este orden de ideas, Porto Canal pretende dar respuesta a algunos imperativos de interés local y a la proyección de las particularidades y singularidades de la región. Este artículo analiza las identidades locales y la acción comunicativa de los medios de comunicación locales en la consecución de un interés local competitivo a través de una imagen positiva y atractiva. En este contexto, se presentan los datos estudios propios entre 2010/2013, que aclaran la relación del canal de televisión Porto Canal con la identidad local discutiendo su conformidad. Palavras clave: Porto, TV Local, Identidad, Marca ciudad. Abstract In a context of globalization, emerge in the cities, new urban symbologies and new forms of representation, mediated by the reproduction of symbols and images, granting a figuration lead and allowing a genuine space positioning. Porto City has a history related to resistance, centralism and local identity statements. To be affirmed, Oporto has to gain political, economic and communicational power. In this vein, Porto Canal intends to meet some requirements of local interest and also the projection of particularity and uniqueness of the region. For this purpose, Porto Channel aims to provide an answer to some local imperatives and interests within a cast of particularities and singularities outside this region. This article discusses the local identities and communicational actions of the local media within the range of a local competitive performance, through a positive and attractive image. To this end, we present some data taken from studies conducted between 2010/2013, clarifying the relationship among Porto Channel and local identity. Key Words: Porto, Local TV, Identity, City branding.Downloads
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Published
2014-07-18
How to Cite
Rebelo, C. T. (2014). Representação e visualidade local: a cidade do Porto mediatizada. Rizoma, 2(1), 52-65. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i1.4709
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Artigos