“Aniversário Guanabara”: comunicação, consumo e experiência comum

Autores

  • João Luis de Araújo Maia Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Lilian Alves Miranda Ribeiro Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i2.6131

Palavras-chave:

Comunicação, consumo, comum, multidão.

Resumo

Neste artigo, discutimos como experiências de consumo podem compreender muito mais que a simples venda e aquisição de bens ou serviços. Nosso foco está na experiência vivida de forma compartilhada, onde o desejo de estar junto, em meio à multidão, ganha mais destaque e relevância que a prática econômica do consumo. No evento “Aniversário Guanabara”, comprar barato é apenas um dos dados que orientam os consumidores. Tocar-se, esbarrar-se e vivenciar a confusão nos corredores do supermercado assumem um caráter de divertimento e prazer para muitos que ali estão.

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Biografia do Autor

João Luis de Araújo Maia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – FCS/UERJ. Coordenador do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade – CAC.

Lilian Alves Miranda Ribeiro Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/ UERJ. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Arte e Cidade - CAC.

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Maia, J. L. de A., & Machado, L. A. M. R. (2015). “Aniversário Guanabara”: comunicação, consumo e experiência comum. Rizoma, 3(2), 106-116. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i2.6131

Edição

Seção

Artigos