A grande imprensa e a produção de webdocs: a tradição documentária e as possibilidades de ruptura no ambiente online

Autores

  • Renata Rezende Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Denise Tavares Universidade Federal Fluminense, UFF

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6844

Palavras-chave:

Webdocumentário, Jornalismo Impresso, Gênero Jornalístico, Documentário.

Resumo

Esse artigo é parte de uma pesquisa sobre os formatos e gêneros acionados pela grande imprensa decorrentes de seu esforço de penetrar na ambiência da Internet de forma mais efetiva. Aqui destacamos, especialmente, o webdocumentário. A metodologia incluiu levantamento realizado em duas etapas em jornais brasileiros, com o objetivo de quanti-ficar a produção que, posteriormente, é analisada em cotejo à tradição documentária e, também, considerando a possibilidade de uma nova modalidade enunciativa no jornalismo que, como intenciona-se demonstrar, ainda se revela rarefeita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Rezende, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutora em Comunicação e Cultura, Doutora em Comunicação e Mestre em Comunicação e Imagem. Jornalista com especialidade em Audiovisual e Multimídia. Pesquisadora do Multis - Núcleo de Estudos do Audiovisual no Contexto Multimídia. Coordenadora do Laboratório de Experimentos Audiovisuais (www.lea.uff.br).

Denise Tavares, Universidade Federal Fluminense, UFF

Jornalista, Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Flu-minense (UFF) e do Mestrado em Mídia e Cotidiano da mesma universidade, onde é coordenadora.

Downloads

Publicado

2016-08-05

Como Citar

Rezende, R., & Tavares, D. (2016). A grande imprensa e a produção de webdocs: a tradição documentária e as possibilidades de ruptura no ambiente online. Rizoma, 4(1), 8-23. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6844

Edição

Seção

Artigos