José de San Martín frente à tumba do soldado desconhecido: Uma análise de Revolución: el cruce de los Andes

Autores/as

  • Ignacio Del Valle Davila Universidade Federal da Integração Latino-americana

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12552

Palabras clave:

Memória coletiva. Bicentenário. Transnacionalismo. Multietnicidade

Resumen

Este artigo analisa o discurso sobre a memória coletiva da independência argentina proposto no filme Revolución: el cruce de los Andes (Leandro Ipiña, 2011), coprodução argentino-espanhola realizada nas celebrações do bicentenário. Para tanto, focaremos em três aspectos do longa-metragem: a representação de José de San Martín, a ideia da massa anônima, transnacional e multiétnica como motor da emancipação e a centralidade do discurso sobre a liberdade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ignacio Del Valle Davila, Universidade Federal da Integração Latino-americana

Ignacio Del Valle Dávila (Unila). Professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e professor colaborador da pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Cinema e Mestre em Artes do Espetáculo e Mídias, ambos pela Université Toulouse 2 Le Mirail. Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidad Católica de Chile. Entre 2015 e 2016 fez pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp com uma bolsa PNPD-CAPES. Entre 2013 e 2015 realizou um pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP) com uma bolsa da FAPESP. Entre 2009 e 2011 foi professor substituto (enseignant vacataire) de cinema latino-americano no Centre Universitaire Jean-François Champollion (Albi, França). Também foi membro do Conselho de Administração do Festival Cinélatino, Rencontres de Toulouse (ARCALT), onde atuou como um dos programadores de curta-metragens (2009-2013). Desde 2009 faz parte do Comitê Editorial da revista Cinémas d’Amérique Latine (Qualis A2). É autor dos livros Cámaras en trance: el nuevo cine latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental (Chile, 2014) e Le Nouveau Cinéma Latino-américain (1960-1974) (França, 2015) e co-realizador do documentário Después de los cisnes (Chile, 2006). Publicou trabalhos acadêmicos no Brasil, França, Canadá, México, Espanha, Argentina e Chile.

##submission.downloads##

Publicado

2019-01-05

Cómo citar

Del Valle Davila, I. (2019). José de San Martín frente à tumba do soldado desconhecido: Uma análise de Revolución: el cruce de los Andes. Rizoma, 7(1), 70-84. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12552

Número

Sección

Dossiê