Os visíveis e invisíveis na fotografia de Julia Kater

Autores/as

  • Grécia Falcão UERJ

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12608

Palabras clave:

Fotografia, arte contemporânea, teoria da imagem.

Resumen

A partir das colagens fotográficas da artista franco-paulistana Julia Kater, este artigo traça relações entre o campo de estudo da estética e da comunicação para abordar uma teoria visual que compreende as imagens para além dos critérios da representação. Em outras palavras, busco ultrapassar o entendimento da fotografia como mero objeto que captura aparências – e registra de forma fiel a realidadede – para compreender a imagem-técnica por meio de suas capacidades de ordenar e reordenar nossas maneiras de perceber o mundo. Vale dizer que esta abordagem teórica irá se situar sob a análise de fotografias que, na arte contemporânea, trabalham a subtração dos elementos visuais; a tal ponto que a negação visual que percorrem as obras de Julia Kater nos levarão a encarar a fotografia – imagem-técnica historicamente atribuída ao “fazer ver” – como visibilidade cujo significado opera mediante a constante tensão entre o “ver” e “não-ver”.

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Biografía del autor/a

Grécia Falcão, UERJ

Grécia Falcão Mestre e Doutora em Tecnologias da Comunicação e Cultura (UERJ).

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Publicado

2018-07-07

Cómo citar

Falcão, G. (2018). Os visíveis e invisíveis na fotografia de Julia Kater. Rizoma, 6(2), 210-221. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12608

Número

Sección

Artigos