A autenticidade negociada: gauchismo e bagualismo na música nativista

Autores/as

  • Felipe Batistella Alvares UNISC
  • Luis Fernando Lazarin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v2i2.5335

Palabras clave:

Identidade Cultural, Nativismo, Mídia.

Resumen

O artigo analisa os significados produzidos em duas entrevistas do músico Érlon Péricles. Procuramos entender como é produzida, como circula e como é consumida a identidade nativista no bojo da entrevista. A utilização da identidade cultural como recurso pelo Artista ocorre na interface de sua produção musical, da circulação através mídia e do consumo de sua música pelo público. Palavras-chave: Identidade Cultural, Nativismo, Mídia.

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Biografía del autor/a

Felipe Batistella Alvares, UNISC

Doutorando e Mestre em Educação e graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor na Universidade de Santa Cruz do Sul e no IFRS-Sertão. Também trabalha com criação e direção musical de espetáculos musicais.

Luis Fernando Lazarin, UFSM

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2014-12-10

Cómo citar

Alvares, F. B., & Lazarin, L. F. (2014). A autenticidade negociada: gauchismo e bagualismo na música nativista. Rizoma, 2(2), 56-71. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i2.5335

Número

Sección

Artigos