Escapes da retórica da objetividade nas fotografias do jornal Zero Hora
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6716Palabras clave:
fotografia, fotojornalismo, objetividade, Comunicação.Resumen
O presente artigo tem como objetivo estudar a questão da objetividade no fotojornalismo. Para tal, faz um estudo de como se dão os escapes da retórica da objetividade nas fotografias publicadas no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, apresentando uma série de imagens publicadas pelo jornal no ano de 2011. Apresenta conceitos de diversos autores como Roland Barthes, Arlindo Machado, Jacques Aumont e Philippe Dubois para averiguar o que seriam possíveis indicadores de conotação na fotografia.Descargas
##submission.downloads##
Publicado
2016-08-05
Cómo citar
Lohmann, R., & Martins Portanova Barros, A. T. (2016). Escapes da retórica da objetividade nas fotografias do jornal Zero Hora. Rizoma, 4(1), 138-152. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6716
Número
Sección
Artigos
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.