Estratégias de construção de imagens de modernidade para o consumo: mapeamento dos usos das vanguardas artísticas nas capas de O Cruzeiro e Revista da Semana (1920-1940)
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9501Palabras clave:
Convocação, Consumo, Vanguardas, O Cruzeiro, Revista da Semana.Resumen
A partir da análise iconológica dos elementos de composição da imagem, o objetivo do presente artigo é mapear a forma como a Revista da Semana e O Cruzeiro apropriaram-se dos signos das vanguardas artísticas na elaboração de suas capas entre as décadas de 1920 a 1940 com a finalidade de analisar os efeitos de sentido advindos dessa apropriação. Estudaremos como os valores estéticos centrais das vanguardas artísticas foram ressemantizados em suas capas para atender a valores de consumo, vinculados à construção de um ethos específico, que remetem à ideia de modernidade. Há, nessas imagens, a desarticulação do conteúdo político das vanguardas em direção à articulação de mecanismos de convocação historicamente marcados.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
##submission.downloads##
Publicado
2018-01-03
Cómo citar
Casadei, E. B. (2018). Estratégias de construção de imagens de modernidade para o consumo: mapeamento dos usos das vanguardas artísticas nas capas de O Cruzeiro e Revista da Semana (1920-1940). Rizoma, 6(1), 59-73. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9501
Número
Sección
Artigos