Estratégias de construção de imagens de modernidade para o consumo: mapeamento dos usos das vanguardas artísticas nas capas de O Cruzeiro e Revista da Semana (1920-1940)

Autores/as

  • Eliza Bachega Casadei PPGCOM-ESPM

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9501

Palabras clave:

Convocação, Consumo, Vanguardas, O Cruzeiro, Revista da Semana.

Resumen

A partir da análise iconológica dos elementos de composição da imagem, o objetivo do presente artigo é mapear a forma como a Revista da Semana e O Cruzeiro apropriaram-se dos signos das vanguardas artísticas na elaboração de suas capas entre as décadas de 1920 a 1940 com a finalidade de analisar os efeitos de sentido advindos dessa apropriação. Estudaremos como os valores estéticos centrais das vanguardas artísticas foram ressemantizados em suas capas para atender a valores de consumo, vinculados à construção de um ethos específico, que remetem à ideia de modernidade. Há, nessas imagens, a desarticulação do conteúdo político das vanguardas em direção à articulação de mecanismos de convocação historicamente marcados.

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Biografía del autor/a

Eliza Bachega Casadei, PPGCOM-ESPM

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Professor titular do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Email: elizacasadei@yahoo.com.br.

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Publicado

2018-01-03

Cómo citar

Casadei, E. B. (2018). Estratégias de construção de imagens de modernidade para o consumo: mapeamento dos usos das vanguardas artísticas nas capas de O Cruzeiro e Revista da Semana (1920-1940). Rizoma, 6(1), 59-73. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9501

Número

Sección

Artigos