No engendramento de gramática(s) dos corpos-mulheres, corpos-femininos: mídia, memes e sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18371

Palavras-chave:

Gramática(s) dos corpos-mulheres, corpos-femininos, Memes, Sentidos, mídia

Resumo

Neste texto, da perspectiva teórica da Análise de Discurso de linha francesa, buscamos compreender como são produzidos efeitos de ironia/cinismo sobre Janja para a posição de primeira-dama, a partir de dizeres que podem deslizar para efeitos de ódio/intolerância/depreciação. Elegemos como objeto de análise o recorte de uma produção mêmica sobre a primeira-dama Janja Lula da Silva. Das análises, depreendemos que nos processos de produção de sentidos sobre os corpos-mulheres, corpos-femininos há gramática(s) constituídas, formuladas e que circulam na mídia digital que normatizam e promovem o assujeitamento/silenciamento/interdição de corpos desregrados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Ione Surdi, Unioeste

Graduada em Licenciatura em Letras Português/Espanhol e Letras Português/Inglês pela Unochapecó (2003), mestra em Letras - Estudos Linguísticos (2010) e doutora em Letras - Estudos Linguísticos pela UFSM (2017). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, área de concentração Linguagem e Sociedade, da UNIOESTE, bolsista de Pós-doutorado Júnior do CNPq. Atualmente, é docente na Unochapecó.

Dantielli Assumpção Garcia , Unioeste

Graduada em Licenciatura em Letras: Português/Espanhol pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestra em Estudos Linguísticos (2008) e doutora em Estudos Linguísticos também pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011). Pós-Doutora pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/RP, Apoio Fapesp) e Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (apoio CAPES).  Atualmente, é docente no curso de Graduação e de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Coordenadora o Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Surdi, M. I., & Assumpção Garcia , D. (2023). No engendramento de gramática(s) dos corpos-mulheres, corpos-femininos: mídia, memes e sentidos . Rizoma, 12(1), 199-219. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18371

Edição

Seção

Dossiê Discursos da/sobre a mídia: história, memória, ideologia